A empresa, com sede em Nova York (EUA), também anunciou que obteve no ano passado lucro de US$ 8,104 bilhões, resultado praticamente idêntico aos números de 2007, apesar de no quarto trimestre ter ganhado 90% a menos que no mesmo período do ano anterior.
Para enfrentar a piora de seus resultados e coincidindo com a fusão negociada durante meses com a Wyeth, a Pfizer também informou que realizará um corte de funcionários de 10% e que reduzirá à metade seu dividendo, entre outras medidas.
A fusão anunciada entre as duas empresas americanas é a de maior impacto no setor desde que a Glaxo Wellcome decidiu pagar US$ 76 bilhões pela Smithkline Beecham em 2000.
No final de 2008, a Pfizer contava com 81,9 mil empregados, 4,7 mil a menos que em 2007, segundo dados da firma. Se a fusão for concluída, a previsão é de que a força de trabalho da companhia resultante seja 15% inferior à que ambas as empresas possuem hoje, o que representará uma diminuição de 20 mil empregos.
A Pfizer desenvolve e comercializa medicamentos para saúde humana e animal ?bovinos, aves, suínos e animais de companhia ? e produz antiinflamatórios, antiparasitários, produtos para a linha reprodutiva e vacinas.
A Fort Dodge Animal Health é a divisão veterinária do grupo farmacêutico Wyeth, multinacional de origem americana, cuja linha de produtos destina-se aos segmentos de bovinos, aves, suínos, cães, felinos e eqüinos, caprinos e ovinos.