PhosAgro baixa preços de fertilizantes para clientes indianos após declínio da moeda do país

Produtora russa diz que valores devem ser sustentados pelas commoditiesOs preços globais dos fertilizantes provavelmente vão permanecer perto dos níveis atuais no curto prazo, afirmou nesta segunda, dia 28, a produtora russa PhosAgro, dias depois de baixar preços para clientes indianos por conta do recente declínio da rupia (moeda indiana).

O executivo-chefe da PhosAgro, Maxim Volkov, declarou que deve haver correções mínimas nos preços, como as negociadas na semana passada com a Indian Potash e a Indian Farmers Fertilizer Cooperative, mas que as cotações das soft commodities vão funcionar como uma forte base num mercado fundamentalmente sólido.

? Concordamos em absorver parte dessa redução porque você tem de respeitar seu maior consumidor, mesmo se você não vê os fundamentos, ele merece o gesto de ajuda em momentos de dificuldade ? declarou Volkov.

O executivo acrescentou que a IPL e a Iffco se comprometeram a comprar volumes adicionais de fertilizantes da PhosAgro e também estão mais flexíveis com o tipo de embarcação utilizada para fazer as entregas, pois há diferenças de custo expressivas entre operadoras.

Segundo Volkov, os produtores continuarão concentrados em maximizar a produtividade, em vez de controlar as despesas e descontinuar produtos.

? Fundamentalmente, o preço do fertilizante está atualmente sendo sustentado pelo das soft commodities e não vemos nenhum aumento dramático (em produção) ou (companhias) recém-chegadas na indústria nos próximos anos ? declarou Volkov.

O executivo pontuou também que a companhia está “absolutamente confiante” em que o mercado já precificou os volumes produzidos pela nova fábrica em Ma’aden, na Arábia Saudita.