Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PIB do agronegócio em Minas Gerais caminha para novo recorde em 2011

Segundo o Cepea, o crescimento em relação ao ano passado será de 2,7%O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro deve alcançar o valor de R$ 115,9 bilhões em 2011. Se a cifra se confirmar, será um novo recorde do setor no Estado. A estimativa faz parte de uma análise do primeiro quadrimestre deste ano feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O estudo foi encomendado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

Segundo o Cepea, o crescimento em relação ao ano passado será de 2,7%,  considerando os preços atuais. O levantamento foi feito em toda a cadeia produtiva do agronegócio: setor básico, insumos, distribuição e agroindústria. De acordo com o estudo, os números do agronegócio mineiro representam 12,8% do PIB do agronegócio nacional.

No setor básico, a agricultura mineira teve grande destaque, com a expansão de 8,2%. O desempenho é o resultado da melhoria dos preços pagos ao produtor em algumas culturas como o café, milho, laranja, algodão e cana-de-açúcar. Na pecuária, o crescimento foi um pouco menor, de 0,5%. Apesar da melhoria dos preços pagos, houve uma redução do volume produzido, principalmente na bovinocultura de corte.

No segmento industrial do agronegócio do Estado, a expansão registrada pelo Cepea foi de 2,7%, provocada principalmente pelo maior faturamento das usinas de álcool e das indústrias de carne suína, aves e de leite longa vida (UHT). Outro fator que contribuiu para o bom desempenho do PIB do agronegócio mineiro foi o aumento da venda de fertilizantes.

Sair da versão mobile