Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PIB da agropecuária recua 3,5% no terceiro trimestre

Produto Interno Bruto brasileiro cai 0,5% em relação ao segundo trimestre; na comparação com igual período de 2012, índice cresceu 2,2%O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária recuou 3,5% no terceiro trimestre deste ano contra o segundo trimestre, anunciou nesta terça, dia 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma comparação, o PIB brasileiro registrou queda de 0,5%, levando em consideração a série com ajuste sazonal. A retração é a mais relevante desde o primeiro trimestre de 2009, quando houve queda 1,6%. No entanto, houve expansão de 2,2% em relação ao mesmo período de 2012, e o indicador che

Com peso de 5,3%, o setor agropecuário foi o principal responsável pela retração de 0,5% do PIB. Apesar do movimento do terceiro trimestre, a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque, ressalta que o segmento continua sendo o setor com maior variação positiva na formação do PIB de 2013. No acumulado do ano, o PIB da agropecuária contabiliza alta de 8,1%, enquanto o PIB total cresceu 2,4%.

Segundo ela, a queda do terceiro trimestre pode ser explicada pelo fim da safra da soja, produto que tem peso elevado no cálculo do indicador.

– Só no primeiro semestre, a agropecuária teve uma alta de 12,3% – lembrou.

Segundo o IBGE, a variação negativa pode ser explicada, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no terceiro trimestre, como laranja (-14,2%), mandioca (-11,3%) e café (-6,9%).

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho, avaliou que as safras de laranja e café tiveram peso importante no PIB.

– O mercado está ruim [para esses produtos]. No caso da laranja, precisávamos de um Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), mas não conseguimos fazer.

O Pepro é uma subvenção econômica concedida pelo governo ao produtor que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo e o valor do prêmio arrematado em leilão.

– Foi uma falha do governo, que precisa aplicar esses mecanismos.

Ramalho destacou também o desempenho da mandioca, que vive um problema sério por causa da seca no Nordeste, que dizimou as lavoura.

O presidente da SRB prevê que o PIB da agropecuária no quarto trimestre não terá “muitas diferenças, nem para cima, nem para baixo” ao que vem sido observado.

– No ano, imagino que devemos fechar no positivo.

O analista técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, avalia que os preços mais baixos de soja, milho e café na comparação com os valores do mesmo período do ano passado influenciaram na queda do indicador. A

– Laranja e mandioca são importantes, mas não têm o peso que o café, ou a soja, têm para o setor – comentou Mafioletti.

Desaceleração

A queda de 0,5% no PIB no terceiro trimestre sobre o segundo pode indicar uma desaceleração na atividade econômica, afirmou Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais do IBGE.

– Nesse momento (no terceiro trimestre), houve algum tipo de desaceleração. Nessa ponta há uma possível desaceleração que deve ser observada. É completamente diferente de ter uma taxa acumulada caindo – ressaltou Olinto. 
 
A indústria extrativa mineral é a única no PIB em queda acumulada em 2013. No ano, a atividade contabiliza baixa de 3,5% até o terceiro trimestre. Já na comparação com o igual período do ano passado, a extrativa mineral registrou uma alta de 0,7%.

– A produção de petróleo cresceu no trimestre. (…) Mas, no ano, as produções  de petróleo e minério de ferro estão patinando – explicou Rebeca.

Mudanças no cálculo

Por motivações técnicas, o IBGE realizou uma mudança na metodologia para calcular o PIB. A partir do 1º trimestre de 2012, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)  foi incorporada como fonte adicional para alguns subsetores da atividade Serviços. O recálculo de 2012 incluiu também a Pesquisa Agrícola Municipal 2012 e revisões nos dados primários que, por sua vez, estenderam-se para a compilação nova dos trimestres de 2013.

O PIB de 2012 ante 2011 foi revisado pelo IBGE de 0,9% para 1%. O resultado ficou abaixo do anunciado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, durante entrevista. A presidente disse que o crescimento do ano passado tinha sido revisado de 0,9% para 1,5%.

>> Confira mais detalhes sobre as revisões feitas pelo IBGE

Sair da versão mobile