Diversos

PIB do agronegócio cai 0,46% no primeiro bimestre do ano, dizem entidades

Já no mês de fevereiro, segundo a CNA e Cepea, o índice registrou alta de 0,07%. Entre os produtos destacaram-se; arroz, feijão, laranja, milho e soja

Economia, PIB
Foto: Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) registrou alta de 0,07% em fevereiro de 2019. Já no primeiro bimestre, a queda acumulada é de 0,46%.

Conforme o Cepea, o segmento agrícola registrou alta de 0,19% em fevereiro, e baixa de 0,32% no ano. Já o pecuário teve queda de 0,27% no mês e de 0,87% nos dois meses.  Pesquisadores dos institutos ressaltam que estes resultados ainda não contemplam dados relativos ao volume de produção de atividades importantes do ramo pecuário, indisponíveis até o fechamento do relatório.

 “No segmento primário, ainda se verifica pressão relacionada ao crescimento dos custos de produção, porém tanto no primário agrícola quanto no pecuário observam-se elevações médias de preços e de quantidade produzida”, disse o Cepea.

Destaques

Entre os produtos agropecuários destacaram-se com maiores preços neste primeiro bimestre de 2019 batata, arroz, cacau, feijão, laranja, milho, soja, algodão, trigo, uva, frango e leite. Ainda conforme o Cepea, o segmento de insumos agrícolas registrou alta tanto no mês quanto no ano, impulsionado por indústrias de fertilizantes e de defensivos.

Nova call to action