Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PIB industrial em 2010 foi puxado por extração mineral

Setor da construção civil se beneficiou do aumento das linhas de créditoO crescimento recorde de 10,1% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria em 2010 foi influenciado pelo bom desempenho da indústria extrativa mineral e de setores que se beneficiaram do aumento das linhas de crédito, como a construção civil e a indústria de transformação.

O segmento extrativo mineral apresentou um incremento de 14,8% sobre 2009, influenciado pelo minério de ferro, que registrou um aumento superior a 100% no ano passado. Já o aumento do crédito foi o principal componente a puxar a alta de 6,2% da construção civil. O crédito beneficiou ainda a indústria de transformação, que responde por 58% do PIB.

Segundo o coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, a maior oferta de linhas de financiamento para bens de capital contribuiu para aumentar a produção de máquinas e equipamentos e da indústria automotiva.

Serviços
O crédito e o aumento do emprego e da massa salarial foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento de 4,6% no PIB de serviços em 2010 frente ao ano anterior. Segundo dados divulgados nesta quinta, dia 3, pelo IBGE, todas as atividades que compõem o segmento serviços fecharam o ano com expansão. A intermediação financeira subiu 11,4%, enquanto o comércio apresentou um aumento de 7,5%.

? É importante analisar a consistência desse crescimento. Temos observado fatores como emprego e massa salarial real crescendo, com o crescimento contínuo do consumo das famílias, pelo sétimo ano seguido ? afirmou Olinto.

Segundo ele, o setor de serviços também foi beneficiado pelo incremento de 5,3% no item transporte, armazenagem e correio.

Sair da versão mobile