Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pinhão complementa renda dos produtores da serra paulista

Em Cunha (SP), uma festa é dedicada à divulgação e aos sabores da especiariaÉ tempo de pinhão em São Paulo. O produto tradicional nas festas de São João rende até R$ 5 mil por safra e complementa a renda dos produtores rurais da serra paulista. Na cidade de Cunha (SP), uma festa é dedicada à divulgação e aos sabores desta especiaria.  

O pecuarista e administrador de sítio Darlene Monteiro tem uma atividade a mais nesta época do ano. É que as araucárias típicas da serra paulista produzem pinhão dos meses de abril a junho. Há 25 anos, o produtor rural Darlene Bruno Monteiro colhe cerca de mil sacas do produto e nunca precisou de investimento para isso. 

? Quando eu casei, meu pai me deu essa propriedade aqui. Tinha pinhão e eu nunca deixei de colher. O pinhão é nativo, produz. Eu falei que ia colher e não vou deixar perder ? disse Monteiro.

Em Cunha, no interior de São Paulo, 80% da população vive no campo e a principal atividade econômica é a pecuária leiteira. Porém, das três mil propriedades rurais da cidade, mais de mil possuem pinhão. O clima frio e úmido do lugar facilita a multiplicação das araucárias, árvores que não exigem cuidados especiais e se reproduzem naturalmente.

? Não há custo nenhum, não precisa adubo, não tem nada para pôr no pinhão. Ele nasce à vontade ? completa o produtor.

Apesar de ser uma atividade extrativista, apenas de coleta e seleção do produto, Monteiro até já ajudou a natureza e plantou mais araucárias na propriedade. A intenção é aumentar a quantidade de pinhão por safra e garantir um dinheirinho a mais, com a venda da especiaria para festas juninas. Assim como ele, outros produtores de Cunha também têm trabalhado para aproveitar o pinhão.

? O pinhão é uma fonte de renda importante para o produtor em abril e maio, época em que normalmente a pecuária leiteira tem uma queda. Serve então de complemento de renda ? diz o prefeito de Cunha, Osmar Felipe Junior.

À noite, Darlene Monteiro sai do bairro do sítio e vai para o centro da cidade vender pinhão. O quilo do produto, que na fazenda sai por R$ 0,70, aqui é vendido pelo dobro do preço. A nona festa do pinhão foi criada para atrair turistas e revelar os sabores do produto.

Receitas

Há bolo, brigadeiro e até pastel de pinhão, receitas que nasceram na cidade de Cunha criadas por um grupo de 23 mulheres. Elas queriam oferecer um maior número de quitutes na festa do pinhão e agregar valor ao produto. A idéia deu tão certo que virou livro. 

? Antigamente, a gente só sabia comer pinhão assado e cozido. Daí surgiu as receitas de pinhão. Durante um ano, nós trabalhamos. Nos reuníamos e experimentávamos. Foi assim que começou ? explica a produtora Cleusa Monteiro.

? Essas receitas vêm ao encontro do que a gente quer, que é agregar valor ao produto. Você transforma o pinhão em um bolo, em um doce e vende por mais ? finaliza o prefeito Osmar Felipe Junior.

A festa do pinhão de Cunha vai até o dia 3 de maio. A cidade fica a 220km da capital paulista.

Sair da versão mobile