Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pirataria de novas variedades de flores impactam negativamente no setor

Prática gera concorrência desleal entre os produtores que pagam direitos e aqueles que não pagamA pirataria é uma nova ocorrência que tem impactado o setor da floricultura no Brasil. A infração ocorre quando uma nova variedade modificada geneticamente passa a ser produzida sem autorização. A prática gera concorrência desleal entre os produtores que pagam os direitos e os que não pagam.

As novas variedades de flores surgem depois de anos de estudos. Quando elas chegam ao mercado valem mais e atraem a atenção dos consumidores. Mas a reprodução das mudas é algo sério, que pode trazer consequências.

Imagine um produtor que gostou de uma flor, plantou e começou a vender em escala comercial. Com esta simples ação ele pode estar praticando a chamada pirataria de flores.

? É isso mesmo. Se este material estiver sob proteção, esta ação pode levar a multas e indenizações. Para o produtor saber a procedência da flor, a primeira observação é adquirir com registro fiscal, nota e o nome da variedade ? disse Silvia Von Roojien, presidente da Câmara Federal Setorial de Flores e Plantas Ornamentais.

O produtor rural Luciano Van Der Heijden está na atividade há quinze anos e sempre busca novos tipos de flores para inovar a produção. A cada nova variedade utilizada ele paga as taxas necessárias.

? A princípio pode achar que é um custo maior, mas no final das contas é melhor porque está sempre na frente com novidades ? falou Luciano Van Der Heijden.

O produtor ainda não sabe precisar quanto já perdeu devido à pirataria de flores e a consequente concorrência desleal.

? Já perdi bastante, em torno de 10% de cada planta que eu vendo eu perco porque este é o valor que eu pago para o detentor da variedade ? observou Luciano Van Der Heijden.

Para manter a produção em alta e sem riscos ele dá a dica.

? Eu procuro empresas credenciadas, representantes legais e trabalho com nota fiscal, os representantes vem fiscalizar e isso me dá segurança para pagar a taxa em cada produto que eu vendo ? detalhou Luciano Van Der Heijden.

Os produtores interessados em conhecer as variedades protegidas por lei podem acessar o site do Ministério da Agricultura.

Sair da versão mobile