Um pivô central acionado exclusivamente por energia solar foi lançado nesta segunda-feira, 6, no Brasil pela Solbras e Valley. De acordo com as empresas, a inovação promete ampliar as áreas irrigadas no mundo, possibilitando o uso da tecnologia em locais sem acesso à rede elétrica.
Um piloto do pivô foi implantado em Minas Gerais, com a instalação de uma usina fotovoltaica exclusivamente para o teste. Com potência de 128 kWp, o sistema alimenta um pivô capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de 6 a 8 horas/dia. Após mais de um mês em funcionamento, o projeto foi comissionado e a solução será disponibilizado ao mercado nas próximas semanas no Brasil e no mundo.
A novidade foi anunciada um mês após a aquisição da Solbras pela Valmont Industries, que também é dona da marca Valley.
Segundo os fabricantes, o produto pode ser utilizado em locais onde a logística de diesel é difícil e cara, já que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma boa opção para permitir a constância da irrigação, principalmente em dias nublados.
Considerando o uso do pivô durante o ano inteiro, o retorno do investimento inicial é calculado em cerca de dois anos. “Com essa novidade, estamos garantindo que a irrigação de precisão com energia limpa e barata esteja disponível para todas as áreas. Mesmo aquelas mais remotas”, afirma o diretor de desenvolvimento de rede e marketing da Valmont no Brasil, Jonas Proença.