“Teremos condições de ampliar as exportações, garantir o abastecimento interno, conciliando o aumento da produção de grãos e de proteína com a preservação ambiental”, disse Rossi, por meio de nota.
O ministro afirmou que o foco do financiamento para renovação das plantações de cana-de-açúcar para indústrias e produtores independentes é a ampliação do uso de tecnologia na lavoura para aumento da produtividade e a recuperação das lavouras. Para os pecuaristas serão oferecidas condições especiais de crédito para que mantenham e comprem mais matrizes, além da linha que serve à recuperação de pastagens degradadas.
Resultado de estudos e negociações entre os Ministérios da Agricultura e da Fazenda, com aval da presidente, Dilma Rousseff, serão criados mecanismos, no próximo plano safra, para que as culturas agrícolas voltadas ao mercado interno tenham o mesmo apoio recebido pelas commodities que o país exporta.
Na semana passada a presidente anunciou a oferta de R$ 16 bilhões em crédito para a agricultura familiar na safra 2011/2012. O montante é o mesmo disponibilizado no ano passado.