Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plano contra violência no campo começa na próxima semana, diz ministro da Justiça

Operação em Defesa da Vida reúne ações básicas de envio de policiais e suporte ao judiciário nos Estados do Pará, Amazonas e RondôniaO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça, dia 7, que o governo federal vai implementar, a partir da próxima semana, um plano de combate à violência provocada por conflitos agrários na região norte do país. O plano, chamado de Operação em Defesa da Vida, reúne duas ações básicas: envio de integrantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional para atuar nos Estados do Pará, do Amazonas e de Rondônia; e suporte ao Judiciário e ao Ministério Público

Os objetivos, segundo o ministro, são evitar novos homicídios nesses Estados e auxiliar as polícias locais em investigações em curso, além de agilizar o andamento dos processos judiciais. Cardozo participa na tarde desta terça de comissão geral no Plenário da Câmara, para debater o aumento da violência e da impunidade no campo.

Reunião com governadores

O ministro afirmou que, nos dias 16 e 17, integrantes do Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), se reunirão com os governadores dos três Estados para acordar as estratégias de ação.

Cardozo não quis adiantar o número de policiais que serão enviados aos Estados nem os locais de atuação. O motivo, segundo ele, é o sigilo das ações.

? Posso garantir, contudo, que todo o esforço possível ao governo federal será tomado. Há uma forte determinação da presidente da República para que isso ocorra ? disse.

Sair da versão mobile