Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plano de gestão de resíduos que propõe extinção de lixões será lançado em seminário no Sergipe

Bacia do São Francisco é prioridade para ação de investimentosNessa quarta, dia 3, será realizado em Aracaju (SE) um Seminário Estadual sobre a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silvano Silvério, e o secretário de Meio Ambiente de Sergipe, Genival Nunes, vão debater os desdobramentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que completa um ano de lançamento nesta terça, dia 2 de agosto.

Durante o encontro, resultado de convênio firmado com a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano do MMA, será lançado também o Plano de Regionalização do Estado e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia do São Francisco no Estado de Sergipe. A proposta de regionalização e o fortalecimento dos consórcios públicos vêm fortalecer as diretrizes lançadas pelo PNRS para extinguir os lixões até 2014.

Sergipe possui 75 municípios, sendo que seis bacias hidrográficas banham o Estado, entre elas, a do São Francisco, área prioritária de ação para investimentos no setor de resíduos sólidos. A população ultrapassa 1,3 milhão de habitantes, com uma população urbana da ordem de 72%.

Para debater estratégias que permitam a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, de forma integrada e sistêmica, Sergipe contou com a participação de gestores da sociedade. Desse encontro, saíram quatro consórcios de saneamento, o do Baixo São Francisco, o do Agreste central, do sul e centro-sul sergipano e da grande Aracaju.

O investimento necessário para a implantação do sistema de manejo proposto para o consórcio prioritário do Baixo São Francisco será realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), onde estão previstos encerramento de lixões, aterros sanitários compartilhados, compostagem, aterros de resíduos de construção e demolição, pontos de entrega voluntária e galpões de triagem.

Juntamente com as ações previstas no convênio, já foram articulados com as prefeituras os consórcios do agreste central e centro-sul sergipano, com diretorias já eleitas e em fase de instalação. O consórcio da grande Aracaju abrange atualmente três municípios: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, com perspectivas de ampliação conforme estudo de regionalização proposto pelo Estado.

Sair da versão mobile