Plano Nacional de Manejo de Risco de Agrotóxicos está em consulta pública

Objetivo é ampliar o gerenciamento do risco de uso dos produtosO projeto de instrução normativa que cria o Plano Nacional de Manejo do Risco de Agrotóxicos e Afins para Uso Agrícola (PNMRA) está em consulta pública, desde quinta, dia 11, pelo prazo de 30 dias. As normas foram publicadas no Diário Oficial da União, Portaria N° 96.

? O objetivo é ampliar o gerenciamento do risco de uso dos agrotóxicos em ambientes agrícolas, ao garantir a segurança higienicossanitária dos produtos de origem vegetal e preservar o meio ambiente ? explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel.

Entre as ações de manejo, destacam-se atividades de fiscalização, educação, treinamento e capacitação de agentes públicos e privados no país.

? Também vamos assegurar o emprego e a multiplicação de boas práticas agrícolas na aplicação dos agrotóxicos, bem como divulgar informações sobre o uso correto do produto ? destaca Rangel.

As sugestões devem ser encaminhadas para a Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins, da Secretaria de Defesa Agropecuária – Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A – Sala 325, CEP 70.043-900 ou para o endereço eletrônico [email protected].