Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plano nacional para trigo e outras culturas de inverno será lançado no início de março, diz Caio Rocha

Em entrevista no programa Estúdio Rural, secretário de Política Agrícola garantiu que o Ministério da Agricultura prepara mudanças para a safra 2012/2013O Ministério da Agricultura está reestruturando sua política agrícola já para a safra 2012/2013, a fim de ficar mais próximo do "tempo" do produtor rural. É o que garantiu o secretário de Política Agrícola da pasta, Caio Rocha, que participou nesta quinta, dia 9, do programa Estúdio Rural, transmitido pelo Canal Rural. De acordo com ele, no início de março será lançado um plano nacional para contemplar o trigo e demais culturas de inverno.

– Não podemos ter uma política agrícola das culturas de inverno com lançamento publicado em 30 de junho se o plantio dessas culturas começa em maio. Então a política agrícola precisa ser antecipada — explicou Rocha.

Além da nova data, o preço mínimo e os valores a serem contemplados também estão sendo estudados pelo governo.

– Estamos trabalhando muito nisso com os ministérios da Fazenda e do Planejamento. Estamos rediscutindo o preço mínimo, vendo valores que vamos contemplar nos seguros das culturas de inverno e também verificando as questões de custo de produção e todos os valores que nós precisamos definir para que o produtor possa garantir sua renda – afirmou. 

O secretário também defendeu a regionalização da política agrícola brasileira, já que o país tem diferenças regionais muito grandes. Segundo ele, a partir de março também será feita uma reavaliação do Plano Safra.

– Não devo fazer um plano safra sentado em Brasília, utilizando o telefone ou a internet. É preciso realizar reuniões estaduais para fazer uma avaliação de como foi o Plano Safra 2011/2012 e também saber qual o desconhecimento em relação ao programa. É preciso aprimorar o que estamos construindo, dentro das condições de governo e dentro daquela orientação para a valorização da produção e as famílias rurais. Ou seja, ouvir o produtor rural e as suas lideranças – completou Caio Rocha.

Irrigação
O secretário de Política Agrícola disse que a irrigação é uma questão fundamental pra quem quer crescer, além de ser uma responsabilidade que o Brasil tem com o abastecimento interno e também do ponto de vista externo. Ele diz que o ministro Mendes Ribeiro Filho já determinou a organização de um programa nacional de irrigação.

– Estatísticas mostram necessidade de ter um programa assim. No Sul, isso se fez presente nos últimos meses – defendeu Rocha.

 

Confira a íntegra da entrevista
no programa Estúdio Rural

Sair da versão mobile