Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plano nacional vai analisar resíduos de 18 culturas

No primeiro ano de funcionamento, medida deve custar aos cofres públicos R$ 2 milhõesDesde 2006, o Brasil monitora os resíduos no mamão e na maçã. Com o primeiro Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos Vegetais, 18 culturas passarão a ser analisadas em todo o país na safra 2009/2010.

Na lista, estão abacaxi, alface, amendoim, arroz, banana, batata, castanha-do-brasil, limão, lima ácida, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pimenta do reino, tomate e uva.

A primeira fase do trabalho vai se concentrar no controle de agrotóxicos, da salmonela e de contaminantes como a aflatoxina, uma toxina comum principalmente no amendoim e que é cancerígena. Os fiscais vão coletar amostras desses alimentos nas centrais de abastecimento e nas beneficiadoras e encaminhar a um dos quatro laboratórios conveniados.

No primeiro ano de funcionamento, o plano deve custar aos cofres públicos R$ 2 milhões. Cerca de 60 fiscais agropecuários vão trabalhar em todo país para atingir a meta inicial de coletar mais de 700 amostras.

Segundo o Ministério da Agricultura, caso seja detectada alguma irregularidade, os alimentos devem ser destruídos e a propriedade pode ser interditada. Para o governo, o resultado de todo esse trabalho deve trazer mais segurança em relação à qualidade dos alimentos produzidos no país.

? Esse plano tem como objetivo principalmente oferecer uma melhora contínua dos alimentos no Brasil, monitorar como está a qualidade, e também garantir e possibilitar ao Brasil atingir novos mercados mais exigentes que pagam melhor pelo produto brasileiro ? disse o chefe de Controle de Resíduos do Ministério da Agricultura, Carlos Venâncio.

Sair da versão mobile