Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Plano Safra vai dar mais atenção a pequeno e médio produtor, diz ministra

Ministra da Agricultura afirmou pasta vai focar em assistência técnica e apoio à comercialização para pequenos agricultores

ministra da Agricultura, Tereza Cristina
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quinta-feira, 27, em Lagarto (SE) que o Plano Safra 2019/2020 vai assegurar recursos especialmente aos pequenos e médios produtores. “Fiquem absolutamente tranquilos”, disse na abertura da ExpoRingo 2019, feira regional do agronegócio.

“Para o pequeno, a gente vai focar na assistência técnica, independentemente do que ele quiser produzir, de sisal a gado de corte, passando por soja, milho, cebola, tomate. O que for necessário produzir, nós precisaremos estar prontos para dar assistência técnica e apoio à comercialização, pois não adianta produzir e não ter a quem vender.”

A ministra prometeu ajudar a resolver o problema que os produtores estão enfrentando em Sergipe para comprar fertilizantes, depois que a Petrobras fechou sua fábrica na região. Ela destacou que o presidente Bolsonaro pediu que o Nordeste seja tratado com a mesma atenção dispensada às demais regiões, e que, por isso, ela tem ido ver as necessidades do povo nordestino em suas viagens aos estados da região.

Conforme a pasta, em nota, o Plano Safra 2019/2020 está sendo discutido entre as equipes técnicas dos ministérios da Agricultura e da Fazenda. A ministra afirmou ainda que o governo do presidente Bolsonaro sabe que o agronegócio é prioritário na economia e vai destinar as verbas necessárias para uma grande safra.

Em entrevista, a ministra explicou que Bolsonaro pediu que o Ministério da Agricultura cuide de maneira especial do Nordeste. Por isso, ela programou uma série de viagens para conhecer os problemas da região, para depois poder levar as ações do ministério à região com conhecimento de causa.

Cristina está em Sergipe acompanhada do secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia. Na primeira viagem, em fevereiro, ela esteve no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Desta vez, além de Sergipe, a ministra deve passar por Alagoas. Ainda será programada uma terceira viagem à Bahia, Pernambuco e Maranhão.

Recursos do Plano Safra serão de, no mínimo, R$ 194,3 bilhões

Sair da versão mobile