Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plano vai direcionar investimentos em irrigação no Rio Grande do Sul

Governo anuncia para março plano diretor e assina convênio para a construção de quatro novas barragens no EstadoPara buscar uma solução definitiva contra a seca no Rio Grande do Sul, o governo gaúcho promete apresentar em 22 de março do ano que vem o resultado do estudo de um Plano Diretor de Irrigação para definir obras prioritárias no Estado.

Além disso, um convênio assinado nesta terça, dia 18, com o Ministério da Integração Nacional que prevê R$ 37,67 milhões para a elaboração dos projetos executivos de quatro novas barragens no Estado a partir do ano que vem.

Ao contrário das barragens de Jaguari (em São Gabriel) e Taquarembó (em Dom Pedrito), iniciadas em 2008 e que estão paradas por falta de recursos, os novos empreendimentos do Rio São Sepé, Rio Soturno, Passo da Ferraria e Estancado já contemplam os canais que levarão a água para as propriedades rurais, principal crítica feita às obras anteriores. O secretário da pasta, Luiz Carlos Busato, espera para o segundo semestre do ano que vem o início dos trabalhos.

— Esperamos uma aprovação da Assembleia para utilizar da lei do Regime Diferenciado de Contratação (decreto aprovado para permitir a flexibilização de licitações e contratos de obras da Copa do Mundo e Olimpíadas e que foi estendido para o Programa de Aceleração do Crescimento). Se iniciarmos essas obras ainda em 2013, deveremos ter as barragens prontas para 2016 ou 2017 — avalia Busato.

Conforme a estimativa da Secretaria de Obras do Rio Grande do Sul, estão estimados R$ 1,07 bilhão para a construção das barragens, além da continuidade das obras de Taquarembó e Jaguari. Estes recursos ainda estão em negociação com o governo federal.

>> Confira a matéria completa em Zero Hora

Sair da versão mobile