A produção deve se estabilizar em 3,7 milhões de toneladas, considerando o trigo e as demais culturas de inverno produzidas no Paraná como aveia branca, aveia preta, canola, centeio, cevada e triticale. Para o secretário Valter Bianchini, a expectativa para a safra de inverno no Paraná é boa, os produtores estão estimulados e o crescimento de área poderá superar as estimativas após o anúncio de medidas do Ministério da Agricultura para incentivar a cultura de trigo no país. Bianchini lembrou que o trigo é a principal cultura produzida no Estado e se houver estímulo por parte do governo federal a tendência é de crescimento na área plantada.Para o trigo, o Deral prevê plantio em torno de 1,15 milhão de hectares em 2009, o que praticamente repete a área plantada do ano passado.
Outro fator que pode incentivar o plantio, segundo o secretário, é a divulgação das normas da safra de inverno e, principalmente, do preço mínimo para o trigo, por parte do Ministério da Agricultura, que estão sendo aguardadas com ansiedade pelo produtor. O atual levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) indica que o trigo poderá ser reajustado para cerca de R$31 a saca.
Há estimativa de crescimento na produção para as demais culturas de inverno, considerando as condições normais de clima. Segundo o Deral, está havendo um crescimento da cultura da cevada em função da expansão do fomento promovido pela Cooperativa Agrária de Entre Rios, distrito de Guarapuava. A área plantada deve crescer cerca de 25%, passando de 36,5 mil hectares plantados no ano passado para 45,8 mil hectares plantados este ano que poderá levar para uma produção entre 165 mil e 170 mil toneladas do grão, o que irá corresponder a um aumento de 10% sobre a produção de 2008.
Outras lavouras de inverno também deverão ter crescimento expressivo na área plantada. A aveia preta poderá aumentar em até 16%, a canola, 64% e o centeio cerca de 70% no plantio.