Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio concluído em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Veja como está a semeadura da oleaginosa, até o dia 2 de dezembro, em seu estado

Daniel Popov, de São Paulo
O plantio da soja no Brasil na temporada 2016/2017 está praticamente concluída, exceto no Rio Grande do Sul. Na semana encerrada em 2 de dezembro, a semeadura da oleaginosa chegou a 91% no país, ou seja, 31 milhões de hectares foram plantados, dos 34,1 milhões de hectares estimados para o ano, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.

A média histórica brasileira para o período é de 90%. No ano passado, no mesmo período o Brasil semeou 87% da área total.

Os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul e Mato Grosso concluíram a semeadura da soja da temporada 2016/2017. Goiás que prevê um plantio total de 3,3 milhões de hectares, adiantou muito a sua janela de plantio nesta safra. A média histórica do estado, para o período, é de 95%, mesmo montante plantado no ano passado. Segundo o presidente da Aprosoja Goiás, Bartolomeu Braz, o clima foi fundamental para este avanço do plantio no estado. “As chuvas vieram, ajudaram e o produtor, que teve muitos prejuízos no ano passado, resolveu apostar tudo para garantir a janela do milho”, diz ele. “Se o clima continuar contribuindo teremos uma safra recorde.”

Neste mesmo período, o Mato Grosso do Sul, que prevê uma área total de 2,5 milhões de hectares, normalmente está próximo do término do plantio, mas este ano já concluiu. Por lá, a média histórica é de cultivar 99%, mesmo montante do ano passado.
O Mato Grosso é outro estado que já concluiu o plantio dos 9,3 milhões de hectares estimados para a safra. A média histórica do estado, para o período, é de 99%, o mesmo obtido no ano passado.

As mesmas chuvas que ajudaram os estados acima, atrapalharam o plantio do Paraná, que até a segunda semana após o inicio do plantio estava adiantado frente a média histórica. O Estado cultivou até o momento 98% da área total estimada de 5,4 milhões de hectares. Na média histórica os paranaenses cultivam 98,2%, e no ano passado plantou 95%.

As notícias abaixo também são muito interessantes:
Plantio direto garante semeadura de soja mesmo sem chuvas
GO: plantio atrasado não limita expectativa de safra recorde

Santa Catarina, que semeou 93% da área de 639 mil hectares, está pouco acima da média histórica, que é de 89,6% e ao ano passado com 86%.

São Paulo também avançou bastante na semeadura e fechou a semana com 98% da área semeada. Minas Gerais chegou até o momento com uma área plantada de 90%, dos 1,4 milhão de hectares estimados, ante os 85% da média histórica.

A Bahia chegou a um plantio de 70% da área estimada em 1,6 milhão de hectares, pouco abaixo do ritmo médio para o período que é de 74,6%. No ano passado, no mesmo período a média dos baianos era de 70%.

Já o Rio Grande do Sul cultivou 78%, da área estimada de 5,4 milhões de hectares. Este é também o ritmo médio do estado.

plantio-soja-andamento-2-12

Sair da versão mobile