Relatório da consultoria AgRural aponta semeadura acelerada no Paraná e em ritmo mais lento em Mato Grosso
A área plantada com soja 2015/2016 atinge nesta semana 3% da área estimada, informa a a consultoria AgRural. O Paraná, favorecido pelas chuvas, lidera os trabalhos, com 16% da área prevista para o estado. Conforme a consultoria, em Mato Grosso, pancadas esparsas atingiram o norte, o oeste e pontos do sul, mas não foram suficientes para dar ritmo ao plantio, que está em 2%, contra 5% há um ano.
– Na região de Nova Mutum, alguns receberam até 50 mm e aproveitaram para semear, mas há casos de atraso na entrega de insumos. Em Campo Novo do Parecis, só quem recebeu boas chuvas e pretende plantar algodão depois da soja entrou em campo – diz a AgRural em relatório.
• Produtores de MT não poderão plantar soja de janeiro a setembro
No sul mato-grossense apenas pancadas irregulares foram reportadas e o plantio segue lento. Ainda conforme a consultoria, em Mato Grosso do Sul 3% da soja está plantada.
– O sul do estado foi a região mais beneficiada pelas chuvas desta semana. Em Dourados, o acumulado chegou a 90 mm e, em alguns talhões, a umidade chegou a impedir o avanço das plantadeiras. No norte, os volumes foram menores e o plantio segue lento – diz o documento.
Em Goiás, 1% da área está plantada. Segundo a AgRural, as chuvas têm sido esparsas e apenas algumas áreas na região de Mineiros e Jataí receberam sementes.
Com informações de Estadão Conteúdo.