O plantio da safra de soja de 2020/21 em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, atinge 70% da área. Conforme o engenheiro agrônomo da Coamo, Lucas Gouvea, os trabalhos devem ser finalizados na próxima quinzena. “Se não terminar, fica pouca coisa para depois do dia 15”, disse.
As condições são favoráveis à cultura até o momento. As recentes chuvas favoreceram o avanço dos trabalhos de plantio e a meteorologia indica chuvas para entre domingo (8) e terça-feira. O engenheiro agrônomo observa que o clima, de um modo geral seco, favorece uma menor ocorrência de doenças.
A área projetada para plantio é de 56,6 mil hectares. A expectativa para esta safra é bastante positiva, com a produtividade sendo esperada, inicialmente, em 4,2 toneladas por hectare. “Seria uma das melhores dos últimos anos.
- Deral faz leve revisão para cima da safra de soja do Paraná
- Safra brasileira de soja pode chegar a 133,5 milhões de toneladas, diz Safras
No ano passado, o rendimento médio ficou entre 3,5 e 3,6 toneladas por hectare”, disse. A melhora se deve ao alto investimento, por parte dos produtores, em insumos e às melhorias na genética das cultivares.