Tempo ainda está seco no Estado, mas uma frente fria avança e deve favorecer o térmico do plantio; 96% das lavouras plantadas estão em boas condições
O plantio da soja no Paraná avançou nove pontos porcentuais em sete dias e alcança 47% da área prevista para a safra 2014/2015, informou nesta quinta, dia 30, o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado. O tempo ainda está seco no norte paranaense, mas havia previsão de chuvas para a região a partir desta quinta, permitindo o avanço da semeadura nos próximos dias. Na área implantada, as lavouras se desenvolvem em condições favoráveis, com 96% da área em boa situação.
• No norte do Paraná, momento é de aguardar a volta da umidade no solo
O Deral revisou marginalmente sua estimativa de safra da oleaginosa para 17,209 milhões de toneladas, ante as 17,160 milhões de toneladas previstas em setembro. A produção maior reflete ajuste na área plantada, que deve atingir 5,063 milhões de hectares, acima dos 5,049 milhões de hectares projetados no mês passado. O atraso no plantio e o clima seco até o momento, não devem afetar o rendimento da safra, segundo o Deral, que estima produtividade de 3.399 quilos por hectare.
Milho
A semeadura do milho de primeira safra alcança 90% da área estimada, ante os 81% registrados há uma semana, apontou o Departamento. Ocorreu, no entanto, uma piora na qualidade das lavouras, e agora 90% da safra tem condição boa, ante os 94% apurados há uma semana. A previsão do Deral mostra que o cereal ocupará 537,7 mil hectares no verão, abaixo dos 562,5 mil hectares previstos em setembro. A expectativa de rendimento, contudo, foi elevada para 8.642 quilos por hectare. No mês passado, o Deral estimava 8.585 quilos por hectare. A safra de milho deverá atingir 4,646 milhões de toneladas.
Estadão Conteúdo