O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou relatório sobre a evolução de plantio das lavouras de soja. Até 26 de abril, a área plantada estava apontada em 8%, mesmo percentual esperado pelo mercado. Na semana passada, os trabalhos cobriam 2% da área. Em igual período do ano passado, a semeadura era de 2%. A média é de 4%.
“O que chama a atenção é esse ritmo bem mais acelerado deste ano. Lembrando que na mesma época do ano anterior os Estados Unidos registravam muitas chuvas, inclusive o Meio-Oeste estava todo inundado. Mas este ano o clima parece colaborar, apesar da previsão de chuvas forte nesta semana”, diz Celso Oliveira, agrometeorologista da Somar Meteorologia.
Segundo ele, apesar da intensidade, as chuvas não serão persistentes e os produtores terão chance de continuar o plantio normalmente. As temperaturas também devem se elevar um pouco e trazer uma condição boa para as lavouras.
“Também chama a atenção a ausência de um frio extremo em boa parte do país, que poderia trazer geadas. Essa condição adversa só é vista em Michigan e em Wisconsin, mais próximos à fronteira do Canadá, região que normalmente tem um clima mais frio”, afirma Oliveira.
O agrometeorologista ainda prevê um clima favorável para as lavouras de soja dos Estados Unidos nos próximos meses.
“O verão deles será de chuvas levemente abaixo da média, e provavelmente as lavouras não terão que enfrentar excesso de chuvas, que é normal por lá. Nem no verão nem na primavera”, afirma Oliveira.