Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

BALANÇO CONAB

Plantio da soja não começou, mas colheita de milho, trigo e algodão avançam

Principais estados produtores da oleaginosa, que respondem por 96% da área cultivada, ainda aguardam para iniciar os trabalhos

Abertura Nacional do Plantio de Soja
Foto: Luciano Muzzi, Fazenda Fortaleza, Maracaju

O plantio da safra de soja 2024/25 ainda não começou nos principais estados produtores do Brasil, que representam 96% da área cultivada, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Até 15 de setembro, Mato Grosso e Paraná não tinham iniciado os trabalhos. Em igual período do ano passado, o estado do Sul já havia semeado 1% da área e o do Centro-Oeste, 0,3%.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Plantio do milho

O plantio da primeira safra de milho 2024/25 avançou para 12% da área total nos nove estados que representam 92% da produção, um crescimento em relação aos 9,7% registrados na semana anterior.

O Rio Grande do Sul lidera com 44% da área plantada, seguido por Paraná com 29% e Santa Catarina, com 5%.

Estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo ainda não iniciaram a semeadura. Já a colheita da segunda safra de milho 2023/24 foi finalizada nos principais estados. Na semana passada, 99,7% da área tinha sido colhida. No ano anterior, o progresso da colheita estava em 95,7% na mesma data.

Colheita do algodão

Foto: Guilherme Soares (Canal Rural BA)

Na safra 2023/24 de algodão, a colheita atingiu 98,5% da área total nos sete estados que representam 98% da produção nacional, um avanço em relação aos 95,6% da semana anterior.

Em Mato Grosso, o trabalho de retirada da pluma progrediu para 99,2%, contra 96,7% da semana passada. Na Bahia, o percentual subiu para 95,1%, ante 89,9%.

Já em Goiás, a evolução permanece em 97%, enquanto Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais já concluíram a colheita.

Finalização do trigo

Quanto ao trigo, a colheita da safra 2024 avançou para 17,8% da área total até 15 de setembro, comparado aos 14,6% da semana anterior.

Assim, Goiás e Minas Gerais estão próximos de concluir, com 97% e 99% da área colhida, respectivamente. No Paraná, por fim, a colheita avançou mais lentamente, com 18% da área colhida, enquanto no mesmo período do ano passado, o porcentual já era de 35%, conforme balanço da Conab.

Sair da versão mobile