Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio da soja está praticamente terminado nos principais estados

Veja como está a semeadura da oleaginosa, até o dia 25 de novembro, em seu estado

Daniel Popov, de São Paulo
O plantio da soja no Brasil na temporada 2016/2017 está quase no final e ao que tudo indica favorecerá a janela do milho. Na semana encerrada em 25 de novembro, a semeadura da oleaginosa chegou a 85% no país, ou seja, quase 30 milhões de hectares foram plantados, dos 34,1 milhões de hectares estimados para o ano, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.

A média histórica brasileira para o período é de 82%. No ano passado, no mesmo período o Brasil semeou 79% da área total.

Com praticamente toda a área semeada, os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul são os mais adiantados com 99% da soja já cultivada. Goiás que prevê um plantio total de 3,3 milhões de hectares, adiantou muito a sua janela de plantio nesta safra. A média histórica do estado, para o período, é de 87% e no ano passado foi de 83%.

Empatado com Goiás está Mato Grosso do Sul, que prevê uma área total de 2,5 milhões de hectares. Por lá, a média histórica é de cultivar 98%, mesmo montante do ano passado.

O Mato Grosso plantou 98%, dos 9,3 milhões de hectares estimados para a safra. A média histórica do estado, para o período, é de 97,4%, o mesmo obtido no ano passado.

Depois aparece o Paraná com 94% da área total estimada de 5,4 milhões de hectares. Na média histórica os paranaenses cultivam 96%, e no ano passado plantou 92%.

As notícias abaixo também são muito interessantes:
Plantio direto garante semeadura de soja mesmo sem chuvas
GO: plantio atrasado não limita expectativa de safra recorde

Santa Catarina, que semeou 80% da área de 639 mil hectares, está pouco abaixo da média histórica, que é de 78% e ao ano passado com 79%.

São Paulo também avançou bastante na semeadura e fechou a semana com 91% da área semeada. Minas Gerais chegou até o momento com uma área plantada de 85%, dos 1,4 milhão de hectares estimados, ante os 72% da média histórica.

A Bahia finalmente acelerou o passo e chegou a um plantio de 67% da área estimada em 1,6 milhão de hectares. Na média história os baianos registram apenas 58%.

Já o Rio Grande do Sul cultivou 61%, da área estimada de 5,4 milhões de hectares. Este é também o ritmo médio do estado.

acompanhamento-plantio-25-11

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile