Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio da soja: região Sul receberá fortes chuvas nos próximos dias

Segundo a Somar Meteorologia, há inclusive condição para granizo em parte do Paraná e São Paulo. Veja a previsão para outras regiões até sexta-feira

Há condição para granizo para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Além disso a previsão de chuvas excessivas está atrapalhando o plantio das lavouras. Até o dia 24 de setembro os paranaenses devem receber 55 milímetros acumulados, enquanto os paulistas registrarão 20 milímetros e os sul-mato-grossense 5 milímetros acumulados. Depois do dia 25 de setembro o clima mudará e se tornará um cenário típico de El Nino, com muitas chuvas concentradas para o Sul do país, com até 80 milímetros acumulados e tempo firme entre Centro-Oeste e Sudeste.

As imagens de satélite desta quarta-feira (dia 19) mostram uma banda de nebulosidade em toda faixa central brasileira, que se estende desde a região Norte até o Sudeste e porção sul da região Nordeste. O Centro-Oeste teve os maiores acumulados de chuva durante a madrugada, principalmente no Distrito Federal e no sudoeste de Goiás. Nas demais regiões, há a presença de nebulosidade mas predomina o tempo seco.

SUL

Nesta quarta-feira o dia começa com sol no Rio Grande do Sul e nublado principalmente pelo oeste de Santa Catarina e no Paraná. Na tarde ocorre aumento de temperatura em toda região sul e é à noite que o tempo fica instável nos três estados e a chuva avança com mais força pelo oeste catarinense e paranaense. Nestas áreas há chances para bastante atividade elétrica e volumes de chuva elevados. No Rio Grande do Sul até chove, mas de maneira fraca/isolada e com volumes baixos.

SUDESTE

A circulação dos ventos entre o norte da América do Sul e o sudeste do Brasil causa aumento das temperaturas da parte da tarde entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. Este aumento é acompanhado do aumento de nebulosidade já no período da manhã e é no final do dia que o tempo fica instável e ocorrem pancadas de chuva por todo oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Estas pancadas de chuva serão acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Não são descartadas possibilidades para granizo. Nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo alterna entre períodos de sol e aumento da cobertura de nuvens. Há possibilidade de chuva ao longo do dia, porém os volumes não serão muito elevados e ela ocorre de maneira fraca e isolada pelos três estados.

CENTRO-OESTE

Nesta quarta-feira as temperaturas continuam elevadas sobre o Centro-Oeste do Brasil. Além disso ocorre chuva sobre toda região, com destaque para a metade sul do Mato Grosso do Sul onde ocorrem tempestades que podem vir acompanhadas de intensa atividade elétrica e com chances para queda de granizo. As áreas de instabilidade devem afetar até o estado de Goiás e o Distrito Federal, porém os acumulados devem ser menores e a chuva ocorre de maneira fraca a moderada.

NORDESTE

Na quarta-feira, o tempo segue seco no interior da região, deixando a umidade relativa do ar baixa e uma sensação de calor alta. A chuva fica concentrada apenas no extremo leste da região, ou seja, na faixa litorânea. Esta chuva vem de forma fraca e isolada.

NORTE

Na quarta-feira, o tempo permanece instável em praticamente toda a região norte do Brasil, com os maiores acumulados se concentrando na faixa oeste. Nesta região a chuva vem acompanhada por atividades elétricas e rajadas de vento de intensidade forte. Somente leste do estado do Tocantins é que o tempo seco predomina ao longo do dia.

Quinta-feira

SUL

Nesta quinta-feira o tempo segue instável no sul do Brasil e o dia já começa nublado pelos três estados. No Rio Grande do Sul o tempo fica fechado e ocorre chuva de maneira fraca e isolada. Já nos estados de Santa Catarina e no Paraná chove a qualquer hora do dia com volumes bem elevados. Há chance para muitas descargas elétricas e com chance até para granizo. As temperaturas não devem subir muito por toda região por conta da nebulosidade e da chance de chuva ao longo do dia.

SUDESTE

Nesta quinta-feira áreas de instabilidade ganham força e levam chuva na parte da tarde para todo estado de São Paulo e atingem até o sul de Minas Gerais. Há chances para chuva forte, acompanhadas de descargas elétricas e as condições podem gerar até queda de granizo. Nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e as demais áreas de Minas Gerais devem ocorrer chuva leve ao longo do dia, mais concentradas pelo final da tarde. Com isso, as temperaturas por toda região sudeste devem ficar mais elevadas e a sensação é de calor.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira as áreas de instabilidade ganham força pelo centro-oeste e há chances para mais temporais por todo estado do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso ela ocorre com intensidade moderada e em Goiás como pancadas de chuva isoladas. As temperaturas devem ser altas por todo Centro-Oeste, porém a umidade do ar não deve ficar muito baixa.

NORDESTE

Na quinta-feira, o sol continua atuando no interior da região Nordeste, deixando a umidade relativa do ar baixa e e aumentando ainda mais a sensação de calor. A chuva fica concentrada apenas na faixa litorânea de toda região nordeste do país.

NORTE

Na quinta-feira, o tempo continua instável em todos os estados da região norte do Brasil, incluindo até o oeste do Tocantins onde a chuva chega ao final do dia. Os maiores acumulados continuam concentrados na faixa oeste, além disso, esta chuva vem acompanhada por altos volumes, intensa atividade elétrica e rajadas de vento de intensidade forte.

Sexta-feira

SUL

O tempo nublado deve permanecer nesta sexta-feira por todo sul do país, porém a chuva deve dar trégua pelo oeste de Santa Catarina, na divisa oeste de Santa Catarina e o Paraná e também estado do Rio Grande do Sul. Já pelo leste de Santa Catarina e em quase todo Paraná ainda ocorre chuva. Os volumes serão mais expressivos pelo oeste do Paraná, onde deve ocorrer descargas elétricas e também há possibilidade para granizo. As temperaturas não devem subir muito ao longo do dia nos três estados, porém não deve ocorrer frio intenso em nenhuma das áreas.

SUDESTE

Nesta sexta-feira a chuva não perde muita força e ainda há risco para temporais, principalmente na metade norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e o oeste do estado do Rio de Janeiro. As temperaturas ainda devem ficar elevadas e a sensação é abafamento. Na metade sul de São Paulo, demais áreas de Minas Gerais, leste do Rio de Janeiro e o Espírito Santo a chuva ocorre de maneira fraca e isolada. O dia começa com bastante nebulosidade seguida por chuva ao longo do dia.

CENTRO-OESTE

Nesta sexta-feira o tempo continua com altas chances para temporais por todo estado do Mato Grosso do Sul. Ainda há chances para queda de granizo e de forte atividade elétrica, principalmente pelo oeste do estado. No oeste do Mato Grosso a chuva ainda atua, porém de forma moderada. Já em Goiás a chuva deve atuar em áreas isoladas e com poucos acumulados.

NORDESTE

Na sexta-feira as condições continuam favoráveis para sol no sertão nordestino e com baixa umidade. A chuva deve atingir apenas as faixas litorâneas de toda região, porém como pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.

NORTE

Nesta sexta-feira as áreas de instabilidade continuam atuando em todo o norte do país, levando chuva para todos os estados. O oeste do Tocantins também recebe chuva que deve atuar de maneira fraca e isolada. Entre o Amazonas e o Pará devem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de muitas descargas elétricas.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile