Plantio da soja registra forte evolução e chega a 46% no país

Levantamento da consultoria Safras & Mercado mostra crescimento forte na última semana de plantio, mas, no mesmo período de 2013, semeadura estava em 59%

Os trabalhos de plantio da nova safra brasileira tiveram mais uma semana de aceleração no ritmo diante do retorno das precipitações e da umidade do solo, principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste do país. Conforme levantamento da consultoria Safras & Mercado, com dados recolhidos até o dia 07 de novembro, 46% da área total prevista já foi semeada no país.

• USDA deve elevar projeções para safra de soja nesta segunda, dia 10

O percentual equivale a aproximadamente 14,5 milhões de hectares plantados. Na semana passada, o percentual era de 22,6%. Em mesmo período no passado, o percentual era de 59%. A média histórica dos últimos cinco anos para o período é de 60%.

– Os trabalhos avançaram de forma contundente nos principais estados produtores. Apesar disso, a falta de chuvas no Norte/Nordeste do país impediu um melhor avanço dos trabalhos na região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia)”, afirmou o analista Luiz Fernando Roque.

Sul

No Paraná, 65% do total da área prevista já foram semeados. O percentual equivale a 3,4 milhões de hectares, de um total de 5,28 milhões de hectares. Na semana passada, o número era de 35%. No mesmo período do ano passado, o percentual chegava a 82%, enquanto a média normal dos últimos cinco anos é de 81%.

• Plantio de soja em Mato Grosso atinge 66,9%

No Rio Grande do Sul, da área total prevista de 5,2 milhões de hectares, 14% foram semeados, ou 728 mil hectares. Na semana anterior, o percentual era de 1,5%. Em mesmo período do ano passado, 18% da área haviam sido plantados. A média dos últimos cinco anos para o período é de 27%.

Em Santa Catarina, do total da área prevista de 600 mil hectares, 30% já foram plantados, ou 180 mil hectares. Na semana anterior, o percentual era de 14%. Em mesmo período na safra passada o número era de 39%. A média histórica dos últimos cinco anos é de 46% para o período.

Centro-Oeste

No Mato Grosso, 70% da área já foi semeada, ou 6,2 milhões de hectares de um total de 8,83 milhões de hectares. Na semana anterior, o percentual era de 35%, enquanto em mesmo período na safra passada o número era de 84%. A média histórica dos últimos cinco anos é de 82% para o período.

• Sojicultores do Paraná apostam na terceira safra seguida de soja

No Mato Grosso do Sul, do total previsto de 2,22 milhões de hectares, 70% foram semeados, o equivalente a 1,56 milhões de hectares. Na semana passada o número era de 37%, enquanto em mesmo período do ano passado o percentual era de 85%. A média dos últimos cinco anos é de 84% para o período.

Em Goiás, da área total prevista de 3,25 milhões de hectares, 55% foram semeados, ou 1,79 milhões de hectares. Na semana anterior o percentual era de 27%, enquanto em mesmo período no ano passado o número era de 68%. A média dos últimos cinco anos é de 68% para o período.

Outras regiões

Em Minas Gerais, do total previsto de 1,35 milhão de hectares, 15% já foram semeados. O percentual equivale a aproximadamente 203 mil hectares. Na semana passada, o percentual era de 5%. Em mesmo período do ano passado, o número era de 52%, enquanto a média dos últimos cinco anos é de 39% para o período.

Em São Paulo, 20% do total da área prevista de 735 mil hectares já foram plantados. O percentual equivale a aproximadamente 147 mil hectares. Em mesmo período, no ano anterior, o percentual chegava a 68%. A média dos últimos cinco anos é de 56% para o período.

Na Bahia, os trabalhos atingiram 17%, ou 230 mil hectares de uma área total prevista de 1,35 milhões de hectares. Na semana passada, o percentual era de 5%. Em mesmo período do ano passado, o número chegava a 7%, enquanto a média dos últimos cinco anos para o período é de 20%.