Nem mesmo o excesso de chuvas está atrapalhando o avanço dos trabalhos. Segundo o Deral todas as lavouras estão em boas condições
Mesmo com o excesso de chuvas no estado, o plantio da soja no Paraná não para. Muitos produtores aproveitam as poucas janelas de tempo seco para entrar no campo com as máquinas. Segundo o Departamento de de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), já foram semeados 29% da área de 5,45 milhões de hectares.
Na mesma época do ano passado o estado havia plantado 2% e a média do período em anos anteriores era de 8%, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.
O Paraná trabalha com uma perspectiva de produção de 19,5 milhões de toneladas de soja em 2018/2019, 2% acima das 19,125 milhões de toneladas da safra anterior. A produtividade média é estimada em 3.596 quilos por hectare, 2% acima dos 3.513 quilos registrados na última safra.
Ao que tudo indica a condição das lavouras, por enquanto, é muito boa. O Deral informa que 100% das lavouras estão com bom aspecto, entre as fases de germinação (49%) e crescimento vegetativo (51%).