O plantio de milho verão no Centro-Sul do Brasil atingiu 15,2% da área até a última sexta-feira, 13. Os dados fazem parte do levantamento da consultoria Safras & Mercado, que projeta um total plantado com o cereal de 3,9 milhões de hectares. Os trabalhos de campo da safra 2019/2020 seguem adiantados na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 12,2% da área estava semeada.
Os produtores gaúchos são os mais adiantados em relação aos outros estados. A consultoria indica que no Rio Grande do Sul, 43% da área, projetada em 1,1 milhão de hectares, já estava plantada.
- Ataque na Arábia Saudita pode elevar demanda por etanol de milho
- Milho: confira o que vai ditar os preços nesta semana
Em Santa Catarina, o plantio está em 16% da área, prevista em 659 mil hectares. No Paraná o cultivo está 4% concluído, de um total de 482 mil hectares. Nos demais estados os trabalhos ainda estão por iniciar.
Previsão do tempo
A Somar Meteorologia indica que o clima deve continuar favorável ao plantio do cereal em um primeiro momento. Isso porque mesmo com o fim do fenômeno El Niño, sistemas de chuvas ainda se concentram no Sul do país, o que favorece a semeadura do grão.
No entanto, entre outubro e novembro, o Rio Grande do Sul pode enfrentar ondas de períodos mais chuvosos, podendo prejudicar a fase final de desenvolvimento do milho. “Pode ser ruim para o milho, mas deve ser bom para a soja que vai entrar no campo”, comenta a editora do tempo e clima do Canal Rural, Pryscilla Paiva.
Entre dezembro e janeiro, a previsão do tempo indica períodos de estiagem regionalizados no Sul.