Plantio em Mato Grosso chega a 40,5%

Segundo Imea, no mesmo período de 2013, índice estava em 71,7%

Em seu boletim semanal, o Instituto Mato-Grossense da Economia Agropecuária (Imea) afirma que, até o momento, 40,5% da área total estimada foi semeada, enquanto na safra 2013/2014 esse indicador era de 71,7%.

As dificuldades climáticas observadas neste ano, em especial a falta de chuva, fizeram com que os produtores freassem o andamento da semeadura de soja no Mato Grosso no início de outubro. Considerando a evolução da semeadura por semana das últimas cinco safras, observa-se que neste ano o índice está 25,8% abaixo da média.

No entanto, as chuvas ocorridas nos últimos dias, somadas aos bons volumes previstos para as próximas semanas, trarão uma melhora no cenário. Com isso, o produtor irá intensificar os trabalhos no campo, a fim de amenizar as possíveis consequências que a escassez de chuva neste início de safra ocasionaria na segunda safra.

Mercado

O mercado interno apresentou bons ganhos na última semana, com variação de 2,03% devido principalmente aos ganhos registrados na Bolsa de Chicago (CBOT). O contrato para novembro de 2014 registrou forte alta de 5,90% na CBOT influenciado por problemas logísticos nos EUA.

A paridade para março de 2015 apresentou alta de 5,33%, sendo puxada pela elevação do contrato para março de 2015 na CBOT, que apresentou valorização de 5,56% na última semana.

O prêmio para o porto de Paranaguá registrou recuo de 18,84%, fechando a US$ 1,12/bushel na média semanal. A queda deve-se aos ganhos registrados nos contratos de curtos e longos prazos na CBOT.

A vez do farelo

No mês de outubro observou-se uma forte valorização do farelo de soja na CBOT. Na semana atual o preço do farelo para vencimento em dezembro atingiu média de US$ 382,27/short tonelada, registrando alta de 11,59% em relação à semana anterior.

Ao que tudo indica, essa elevação se deu devido ao atraso na colheita de soja e à logística de transporte, pois com a demanda por trens aquecida para o transporte de petróleo e xisto, houve certo atraso na disponibilidade para as commodities agrícolas, afetando a chegada do farelo de soja para o confinamento de animais.

Com isso, o preço do farelo tornou-se mais atrativo e consequentemente elevou também os preços da soja em grão. Contudo, esse cenário positivo pode ser provisório, devido ao grande potencial produtivo da safra atual nos EUA, tornando o momento oportunidade para os produtores mato-grossenses.

IMEA