Plantio de milho atinge 16% da área em Mato Grosso, afirma Imea

Expectativa de produtores é de que o clima favoreça a semeadura do cereal nos próximos 15 diasDe acordo com dados divulgados nesta segunda, dia 10, pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), os agricultores cultivaram 16% da área prevista para safrinha de milho em Mato Grosso até sete de fevereiro.

>> Analista da Céleres diz que situação do milho não vai ser boa em 2014
>> Seca provoca 60% de quebra na produção de milho no interior paulista

Segundo o Imea, os trabalhos evoluíram 8,1 pontos porcentuais na última semana, mas ainda estão atrasados frente aos 20% verificados no mesmo período de 2013. A região mais adiantada é o oeste de Mato Grosso, com 27% das lavouras de milho já implantadas. A expectativa de produtores é de que o clima favoreça a semeadura do cereal nos próximos 15 dias.

Mercado

Quanto à comercialização, o Imea destacou que as negociações de milho começaram 2014 desaquecidas, mas as 904 mil toneladas vendidas no primeiro mês do ano superam as 554 mil toneladas verificadas no mesmo período de 2013. De acordo com cálculos do instituto, 93,9% das 22,5 milhões de toneladas produzidas na última safra foram vendidas até o término de janeiro e restam 1,3 milhão de toneladas para negociar. Já as vendas da safrinha 2014 ainda são pontuais, enquanto em igual intervalo do ano passado 13,8% da produção havia sido comercializada.