A empresa prevê fortes chuvas na parte oeste da região, atrasando os trabalhos no campo. A diminuição das temperaturas em algumas localidades também poderá danificar as plantações.
Milho
Na última semana, o total já semeado está à frente da média dos últimos cinco anos, de 58%, e também ultrapassa os 26% apurados em período equivalente de 2013. Os dados mostram que agricultores conseguiram superar o atraso inicial nos trabalhos no campo, que vinha sendo ocasionado pelo clima frio e úmido no cinturão produtor.
Em Iowa, o plantio alcançou 70% da área, ante 23% registrados na semana passada, enquanto em Illinois, a semeadura atingia 78% da previsão, acima dos 43% apurados no domingo anterior. Os dois Estados são os maiores produtores do grão nos Estados Unidos.
Soja
O plantio da soja também acelerou, e 28% da área está implantada, resultado superior aos 21% de média dos últimos cinco anos. Na semana passada, apenas 5% da oleaginosa já estava no campo.
Trigo
No caso do trigo o clima seco e quente segue afetando a produção, e agora apenas 30% das lavouras registram condições boas a excelentes, redução de 1 ponto porcentual ante o número da semana passada. No Kansas, maior produtor norte-americano do cereal, apenas 13% das lavouras estão avaliadas em condições boas a excelentes.
A possibilidade de uma geada na próxima semana coloca em alerta os produtores de trigo no oeste das Planícies do Sul. Apesar do frio afetar com mais intensidade a região oeste, a geada também poderá atingir a área central.
Algodão
O plantio do algodão alcançou 30% da área, atrás da média de 34% dos últimos cinco anos.