Até este domingo, dia 19, 71% da safra 2013/2014 de milho havia sido plantada, segundo o USDA. O número agora está pouco abaixo da média de 79% dos últimos cinco anos. Há uma semana, o porcentual estava em 28% e preocupava o setor. Nessa mesma época em 2012, o plantio já havia sido concluído em 95% da área prevista.
O número superou a expectativa de analistas, que projetavam semeadura entre 55% e 65% da área prevista. O salto no plantio no país aliviou temores de queda dos rendimentos e da área plantada por causa dos atrasos, disseram afirmaram. A janela ideal de plantio de milho termina dentro dos próximos sete dias.
Até o início da semana passada, menos de um terço da área prevista para o milho havia sido plantada, abaixo dos dois terços esperados para este período do ano. A semeadura foi afetada por chuvas e neve fora de época. Especialistas temiam que o atraso prejudicasse o rendimento das lavouras, diminuísse a produção do cereal e resultasse em uma significativa troca para a cultura de soja.
Soja e trigo
No caso da soja, 24% da safra 2013/2014 foi plantada até este domingo, ante 6% na semana anterior e 71% há um ano. A média dos últimos cinco anos para o período é de 42%. O USDA acrescentou que 3% das plantas emergiram, contra 32% nessa mesma época em 2012.
Quanto ao trigo de inverno, 31% da área plantada de inverno estava em condição boa a excelente nos EUA, quase estável ante os 32% registrados na semana anterior. Até domingo, 43% da safra de inverno havia perfilhado, ante 80% há um ano. Para o trigo de primavera, 67% da safra de primavera foi plantada, ante 98% há um ano. Até domingo, 22% da safra de primavera havia emergido, contra 82% em igual período do ano passado. Ainda de acordo com o governo dos EUA, 39% do plantio de algodão foi concluído. Em 2012, nesse mesmo período, 59% da safra já havia sido semeada.