Chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste favoreceram o plantio da soja 2015/2016 nesta semana, que avançou 17 pontos, para 47% da área no Brasil, diz a AgRural em informativo divulgado nesta sexta, dia 6. O número está em linha com os 46% do ano passado, mas segue atrás da média de cinco anos, que é de 57%.
Mato Grosso recebeu bons volumes no último fim de semana e o plantio avançou 24 pontos, para 60%. Em Goiás, o excesso de umidade atrapalhou, mas 44% das lavouras foram semeadas. Mato Grosso do Sul já plantou 77%. No Paraná, 75% da área foi semeada e no Rio Grande do Sul, 30%.
Na região do Matopiba, falta chuva. “Alguns produtores arriscaram semear após as primeiras pancadas de chuva ocorridas no fim de outubro. Mas, com predomínio de tempo quente e seco e previsão de chuva só na segunda quinzena, são poucos os que continuam com as máquinas em campo”, diz a AgRural.
Na Bahia, 8% da área está semeada, a maior parte em pivôs. No Maranhão, o plantio atinge 8%. No Tocantins, o plantio está em 3% e, no Piauí, não chega a 1%.