Plantio da safra 2016/2017 de milho começa no RS e área pode crescer

Já lavouras destinadas à silagem tendem a ocupar mesmo espaço do ano passado ou diminuí-lo, de acordo com a Emater

Fonte: Canal Rural

Produtores do Rio Grande do Sul já iniciaram o plantio da safra de milho 2016/2017 e, segundo a Emater, “há forte indicativo de ampliação da área cultivada para a colheita de grãos”. 

Já as lavouras que devem ser destinadas à silagem tendem, conforme a instituição, a ocupar a mesma área do ano passado ou apresentar “pequena diminuição, devido, entre outros problemas, ao abandono da atividade de bovinos de leite em algumas propriedades”. 

Os trabalhos de semeadura do milho começaram nas regiões da Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial. Na maioria dos municípios o solo está sendo preparado.

Em relação ao trigo, a Emater informa que as condições climáticas seguem favoráveis à cultura, com temperaturas baixas, principalmente à noite, e boa insolação durante o dia, além de chuva em volume ideal para o desenvolvimento das lavouras. 

Nos Campos de Cima da Serra, última região a plantar, “lavouras apresentam germinação muito boa e as plantas têm bom desenvolvimento, com ótimo aspecto de cor e uniformidade, indicando uma perspectiva de bons rendimentos na safra”.