O plantio de soja na safra 2017/2018 da Argentina atingiu 56% da área ou 9,405 milhões de hectares até esta quinta-feira, dia 7. De acordo com o Ministério da Agroindústria da Argentina, os trabalhos de campo estão atrasados, já que no mesmo período do ano passado a semeadura estava em 61%. Na última semana o número era de 48%.
Em relação ao milho, o plantio chegou a 55% da área, ou 4,866 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado a semeadura estava em 56%.
Previsão do tempo
A umidade do solo no país segue caindo e alguns produtores já estão preocupados com o grão plantado e possíveis dificuldades de germinação. Apesar de chuvas com índices pluviométricos expressivos na segunda metade de dezembro, os próximos cinco dias continuam com um céu limpo e temperaturas elevadas, principalmente sobre o norte da Argentina.
As preocupações com os estágios iniciais de desenvolvimento da soja nestas regiões é um caso real. Apesar desta nova rodada de chuvas em meados deste mês, uma mudança de padrão climático será necessária para manter o alto potencial produtivo, no período mais crítico da safra, em dezembro e janeiro.