O avanço se deu apesar da irregularidade das chuvas em algumas áreas, típica do fenômeno La Niña, destacou a AgRural. A consultoria calcula que a safra 2011/2012 de soja do Brasil deverá atingir uma produção de 73,64 milhões de toneladas.
“Com a área da safrinha de milho garantida e preocupados com a concentração durante a colheita, que pode causar uma série de problemas logísticos no início de 2012, muitos produtores de Mato Grosso tiraram o pé do acelerador nos últimos dias, especialmente no norte e no sul do Estado”, disse a AgRural. Mesmo assim, a evolução semanal foi de 12 pontos, o que levou o plantio a 75% da área total no principal Estado produtor.
Em Mato Grosso do Sul, por outro lado, os agricultores mantiveram o ritmo acelerado. Animados pelas chuvas, que devolveram umidade a áreas onde já faltava água, eles avançaram 22 pontos em sete dias, estendendo o plantio a 84% da área.
No Paraná, segundo principal produtor, as boas condições de umidade do solo permitiram que o plantio chegasse a 66% da área, em linha com o índice de 65% de um ano atrás. “O que preocupou os produtores foi a queda das temperaturas, muito embora isso ainda não tenha atrapalhado o desenvolvimento das plantas”, destacou a consultoria. No Rio Grande do Sul, o plantio chegou a 20%.