O plantio da soja 2015/2016 no Brasil atinge nesta semana 31% da área prevista, segundo levantamento da AgRural, divulgado nesta sexta, dia 30. Em igual período do ano passado 29% da área estava semeada. Já a média dos últimos cinco anos é de 42% para esta época.
– A chuva, tão esperada pelos produtores, voltou a ser registrada apenas em parte do Centro-Oeste e Sudeste. A semana foi de trabalho acelerado em áreas que receberam umidade. Porém, em pontos de Goiás e Mato Grosso, apenas pancadas esparsas foram registradas, o que não é suficiente para normalizar a situação – diz a AgRural.
Em Goiás, 21% da área foi plantada, mesmo porcentual de 2014, mas abaixo dos 53% da média de cinco anos. Em Mato Grosso, 36% da área está plantada.
– Apesar do avanço semanal de 17 pontos, o estado permanece atrás dos 66% da média. Por lá, as chuvas continuam irregulares na porção norte e leste – diz a consultoria.
No ano passado, nesta época, 20% da safra de soja estava semeada em Mato Grosso. Já em Mato Grosso do Sul, a AgRural destaca trabalhos “acelerados”, com 56% das lavouras semeadas.
No Paraná, o índice está em 68% e, no Rio Grande do Sul, em 11%, 4 pontos atrás da média.
– Após vários dias de chuva [no Paraná], os produtores aproveitam o tempo firme para tirar o atraso no campo – afirma a AgRural.
Minas Gerais tem 4% da área plantada, contra 19% da média. Em São Paulo, 28% da área da oleaginosa está cultivada. Na Bahia, conforme a AgRural, o plantio ainda é pontual e limitado a áreas irrigadas ou em talhões com umidade – 4% da área está semeada.
– Em Tocantins e no Maranhão, onde no ano passado já tinha semente no solo, o produtor aguarda melhores condições – diz a consultoria.