Plantio de soja atinge 11% da área prevista para safra 2016/2017, diz AgRural

Paraná lidera o plantio, com 29% da área já semeada; Mato Grosso já plantou 19% da área, ante 5% há um ano, de acordo com consultoria

Fonte: New Holland/divulgação

O plantio da safra 2016/2017 de soja no Brasil chegou a 11% da área total estimada para o Brasil na quinta-feira, dia 6, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de seis pontos percentuais em uma semana e coloca o ritmo de semeadura da nova safra à frente dos 8% do ano passado e dos 4% da média de cinco anos. 

Ainda conforme a consultoria, Paraná lidera o plantio, com 29% da área já semeada. Mato Grosso já plantou 19% da área, ante 5% há um ano, segundo a AgRural. “Com chuvas mais constantes e bem distribuídas, o estado vive situação muito melhor que a de um ano atrás, quando a falta de chuvas regulares atrasou o plantio e, mais adiante, comprometeu a produtividade de parte das lavouras”, assinalou a AgRural. 

Em Goiás, após um setembro mais seco que o esperado, as chuvas recentes favoreceram o início do plantio.

Por outro lado, conforme a AgRural, a falta de umidade em pontos de Mato Grosso do Sul preocupa os produtores e mantém lento o ritmo de plantio, que foi concluído em 6% da área, contra 15% um ano atrás. Chuvas com maior volume e cobertura também seriam bem-vindas no norte do Paraná, segundo a consultoria. “A boa notícia para os produtores do norte paranaense e do sul de Mato Grosso do Sul é que as previsões apontam chuva a partir do dia 12.”

Os outros estados do Centro-Oeste também devem ter um período de pouca chuva nas duas próximas semanas, de acordo com a AgRural. Contudo, como o solo recebeu umidade recentemente, não se esperam maiores transtornos, a não ser que o período mais seco se estenda para além das datas previstas. 

A AgRural estima a área brasileira de soja em 33,5 milhões de hectares, com aumento anual de 0,8%. A produção potencial é calculada pela consultoria em 100,6 milhões de toneladas (+5,4%). 

Milho

O plantio do milho verão atingiu 37% da área prevista no Centro-Sul do Brasil, apontou a AgRural. “O ritmo dos trabalhos é similar ao do ano passado no Paraná e em Santa Catarina, mas está mais lento no Rio Grande do Sul devido à falta de umidade”, assinalou a consultoria. 

Segundo a AgRural, os produtores gaúchos receberam boas chuvas na quarta e na quinta-feira, mas há problemas de stand e não se descarta perda de potencial produtivo nas áreas mais afetadas pela falta de umidade. A expectativa, contudo, é de que os bons volumes de chuva esperados a partir do dia 12 beneficiarão a safra gaúcha, conforme a consultoria.

A AgRural estima a área de milho verão do Centro-Sul em 3,4 milhões de hectares, com aumento anual de 6,8%. A produção potencial foi estimada em 23,2 milhões de toneladas (+6%). A AgRural não divulga estimativas de área, produção e plantio de milho verão para o Norte e Nordeste.