Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio de soja convencional deve aumentar produção da safra em Mato Grosso

Produtor optou pela semente convencional pela vantagem na comercialização e pela opção de não pagar royalties, obrigatórios no caso da semente transgênicaO plantio de soja convencional em Mato Grosso deve aumentar nessa safra, principalmente na região do Médio Norte do Estado. Um bônus que tem mantido o Estado como maior produtor de soja geneticamente não modificada.

>> Acompanhe as notícias sobre soja
>> Calendário da Soja: guia auxilia produtor a acompanhar o desenvolvimento da cultura

O custo de produção da soja convencional atualmente é quase o mesmo da soja transgênica, e ainda tem o prêmio que os produtores recebem na hora da venda do grão. O produtor rural Roger Augusto Rodrigues, de Diamantino, planta a semente convencional há 17 anos, devido à vantagem na comercialização e pela opção de não pagar royalties, que são obrigatórios no caso das sementes transgênicas.

– A grande vantagem da soja convencional é a renda no bolso do produtor. A segunda vantagem é você não ficar na dependência de tecnologias de empresas que estão monopolizando o mercado de sementes.

Segundo o vice-presidente da Cooperativa de Desenvolvimento Agrícola de Lucas do Rio Verde, a área cultivada com a soja convencional só não foi maior na região porque faltou semente.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile