Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio de sorgo deve atingir 60 mil hectares em 2012, diz Datagro

Cereal é usado elevar a produção de etanol sem prejudicar a cultura de canaO setor sucroalcooleiro deve plantar cerca de 60 mil hectares com sorgo sacarino na próxima entressafra de cana-de-açúcar, no início de 2012, de acordo com estimativa de Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria. Segundo ele, a utilização do sorgo é uma nova estratégia da indústria para elevar a produção de etanol sem prejudicar a cultura de cana.

Segundo ele, o sorgo pode ser utilizado em áreas de reforma, que normalmente ficam vazias e podem ser afetadas pela erosão.

? Com o sorgo, isto não acontece e ainda você tem uma oferta adicional de etanol ? disse.

O consultor ressalta também que a colheita do sorgo é feita de forma semelhante e com as mesmas máquinas usadas na retirada da cana e a performance industrial é parecida.

? Todos estes fatores fazem com que o sorgo seja ideal para ser cultivado no período de entressafra, entre março e abril ? disse.

Nastari lembra que o cultivo do sorgo vai evitar que se colha cana ainda verde no início da safra.

? Desta forma, a cana deixa de ser colhida e tem mais tempo para amadurecer e elevar sua concentração de açúcares antes de ser processada ? afirma.

Além da Raízen, o plantio de sorgo já foi adotado pela Nova Fronteira, joint entre São Martinho e Petrobrás Biocombustível, e pela Usina Cerradinho, da Noble Group. Na Nova Fronteira, o plantio do sorgo já acontece na Usina Boa Vista, em Goiás, no período da entressafra, não competindo com a área de cana mas contribuindo para a elevação da oferta total do combustível renovável.

A previsão é de que, em três anos, a oferta de etanol de sorgo da Nova Fronteira atinja 28 milhões de litros por safra. Na Cerradinho, unidade do Noble Group em Catanduva (SP), a produção nesta entressafra deve chegar a 1,4 milhão de litros de etanol a partir do sorgo.

Sair da versão mobile