![plataforma abastece SP agricultura familiar plataforma abastece SP agricultura familiar](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/plataforma-abastece-SP-agricultura-familiar.jpg)
A plataforma Abastece SP fechou R$ 680,9 milhões em negócios em 2024, aumento de 44% em relação ao registrado no ano anterior, segundo dados da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro).
O montante negociado é referente a 623 editais atendidos por meio da plataforma, que previam a compra de 168 produtos, como frutas, verduras, legumes e até queijos e iogurtes.
De acordo com o secretário de Agricultura do estado de São Paulo, centenas de produtores paulistas foram beneficiados pela plataforma, que garantiu a compra de seus alimentos com preços acima dos praticados no mercado.
A plataforma Abastece SP pode ser acessada pelo celular e tem como objetivo ser de fácil acesso e operação. O serviço, que entrou no ar em fevereiro de 2024, disponibiliza os editais públicos abertos, podendo ser acessados por produto ou por município, incentivando a compra de alimentos produzidos no estado de São Paulo.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
“A plataforma facilita a visibilidade dessas chamadas abertas, agregando conexão entre o agricultor e as instituições compradoras”, afirma a diretora do Departamento de Apoio ao Cooperativismo e Associativismo da Codeagro, Déia Rodrigues.
Facilidade em encontrar os editais
Segundo a diretora, antes da plataforma, a maior dificuldade do agricultor era justamente localizar os editais, seja por desconhecimento das oportunidades ou do manuseio das tecnologias.
“O produtor rural que desconhece o Abastece SP tem um caminho muito maior para encontrar oportunidades de negócios por chamamento público. Normalmente, precisam se locomover até as prefeituras e as Casas da Agricultura, por exemplo, para conseguir os editais. A plataforma já facilita isso para ele, dispondo todas as informações com transparência e também permitindo a oferta dos produtos.”
Ela lembra que a plataforma Abastece SP disponibiliza chamadas públicas no âmbito dos programas de compras institucionais, que podem ser atendidas pelos produtores rurais paulistas por meio de programas governamentais.
Assim, há o estímulo da compra de produtos da agricultura familiar para compor a merenda de escolas públicas e, também, atender famílias cadastradas em situação de insegurança alimentar. Os produtos também são ofertados em hospitais, escolas, presídios, entre outras instituições públicas.