Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PMDB pressiona Stephanes contra revisão dos índices de produtividade

Ministro admite que houve pressão pública por parte do MSTParlamentares do PMDB são contra a revisão dos índices de produtividade. Durante encontro do partido realizado nesta terça, dia 25, em Brasília, eles pediram ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para não assinar a portaria, que deve ser publicada em 15 dias.

Entre os representantes da maior bancada do Congresso Nacional, o ministro da Agricultura admitiu que a ideia de atualizar os índices de produtividade neste momento surgiu depois de uma pressão pública do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

? Os índices publicados já completam 25 anos e quem evidentemente tem pressionado ultimamente é o MST.

Stephanes recebeu do partido a recomendação de não assinar a portaria, que depois de publicada deve começar a vigorar no próximo ano.

? Este caso é de bom senso, estamos em crise e nós queremos que o índice não seja definido agora ? explica o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN).

O ministro não deu uma resposta aos colegas de legenda. Ele disse que vai levar a recomendação do PMDB ao presidente Lula. A intenção é ganhar tempo para analisar os critérios da mudança, considerados simplistas pelo ministro.

Cerca de 5% dos municípios brasileiros não atingem os novos índices de produtividade, segundo Stephanes. Quando o cálculo é feito por Estado, os números são maiores. No caso de Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, 12% dos agricultores produzem abaixo do mínimo que será exigido pelo governo.

Alguns parlamentares esperam que, independente do prazo, o partido se posicione contra a revisão.

? Eu diria que o PMDB não vai assumir essa responsabilidade de mudar esse índice, se o ministro quiser assumir isso por conta própria o risco é dele ? diz o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Sair da versão mobile