Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PT e PMDB vão comandar comissão sobre demarcação de terras indígenas

Criação da comissão era uma reivindicação da Frente parlamentar da Agropecuária, que reúne os deputados ligados ao setor ruralO líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), informou que o PT deverá ficar com a presidência da comissão especial da proposta de emenda à Constituição (PEC 215/00) que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso, enquanto o PMDB vai relatar a proposta.>> Leia mais notícias sobre questão indígena- Foram sugeridos os nomes do deputado Afonso Florence (PT-BA) para a presidência e Osmar Serraglio (PMDB-PR) para a relatoria - disse Leitão.

A comissão será instalada nesta terça, às 18h, e terá 40 sessões para discutir a matéria. A criação da comissão era uma reivindicação da Frente parlamentar da Agropecuária, que reúne os deputados ligados ao setor rural.

A decisão de criar a comissão foi tomada após a reunião que Alves teve com os deputados da frente, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

Leitão disse que ao repassar a decisão da demarcação ao Congresso, será possível discutir melhor os laudos antropológicos que subsidiam a demarcação.

– Esses laudos hoje não tem contraponto, às vezes são até falsos – disse.

O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que “vai ter todo tipo de enfrentamento” na comissão especial.

– Essa não é nem nunca foi matéria pacífica. Ponderamos que se faça um acordo para não levar a proposta a voto sem consenso – disse.

Sair da versão mobile