Diversos

Poder de compra do produtor de soja pode ser menor na safra 2021/22,diz Cogo

Segundo o analista de mercado, este é o momento é ideal para a compra de insumos da safra futura

Com os custos de produção em alta, as indústrias de defensivos devem elevar os preços dos fertilizantes aos produtores de soja para a safra 2021/22. A análise é feita por Carlos Cogo da Cogo Inteligência em Agronegócio.

Segundo o analista, o poder de compra nesse momento é favorável. “Fazendo uma simulação com uma soja entregue para marco 2022, o produtor terá uma despesa de 5,5 sacas de soja para comprar um pacote de fertilizante, um valor maior do que foi registrado no ano passado, mas que está dentro da média histórica. O poder de compra está preservado e neste momento e é bastante alto para o produtor”, afirma.

Por outro lado, o analista alerta que o momento é ideal para a compra de insumos da safra futura. Tanto é verdade que, segundo ele, muitos já anteciparam a aquisição de insumos para a próxima temporada “Ao contrário do ano passado, quando as indústrias de defensivos compraram matéria-prima a R$ 4,neste ano estão pagando até RS 5,50 pelo insumo. Essa alta será repassada para o produtor e o preço dos fertilizantes vai subir, a menos que o dólar tenha uma queda muito forte, o que está descartado neste momento”, ressalta.