Polícia Federal indicia 16 por cartel no leite no Rio Grande do Sul

Grupo é acusado ainda por crimes de dumpingA Polícia Federal (PF) indiciou 16 pessoas de três laticínios da região sul do Rio Grande do Sul, por crimes de dumping (venda por preço abaixo do custo com o propósito de prejudicar a concorrência) e cartel para formulação do preço do leite tipo C.

Todos foram indicados por crime contra a economia popular e responderão ao processo em liberdade. O indiciamento é resultado da Operação Via Láctea, desencadeada na região em 2004. Os nomes dos indiciados e das empresas envolvidas não foram divulgados pela PF.

Conforme o delegado Cássio Berg, as empresas envolvidas causaram sérios prejuízos aos concorrentes de menor porte e uma delas, responsável pelo dumping, passou a dominar a maior fatia do mercado regional. A formação de cartel ficou comprovada a partir de reunião realizada em agosto de 2004, na sede de uma das empresas, quando os diretores das duas maiores companhias da região teriam fechado acordo sobre a fixação dos preços do leite tipo C.

? O objetivo foi de elevar o preço ao consumidor e evitar oscilações para assim aumentar o lucro das empresas ? diz Berg.

Por se tratar de crime contra a economia popular, o caso foi repassado à Justiça Estadual. No início da noite dessa segunda, dia 25, o inquérito ainda estava na distribuição do Foro de Pelotas (RS).