Todos foram indicados por crime contra a economia popular e responderão ao processo em liberdade. O indiciamento é resultado da Operação Via Láctea, desencadeada na região em 2004. Os nomes dos indiciados e das empresas envolvidas não foram divulgados pela PF.
Conforme o delegado Cássio Berg, as empresas envolvidas causaram sérios prejuízos aos concorrentes de menor porte e uma delas, responsável pelo dumping, passou a dominar a maior fatia do mercado regional. A formação de cartel ficou comprovada a partir de reunião realizada em agosto de 2004, na sede de uma das empresas, quando os diretores das duas maiores companhias da região teriam fechado acordo sobre a fixação dos preços do leite tipo C.
? O objetivo foi de elevar o preço ao consumidor e evitar oscilações para assim aumentar o lucro das empresas ? diz Berg.
Por se tratar de crime contra a economia popular, o caso foi repassado à Justiça Estadual. No início da noite dessa segunda, dia 25, o inquérito ainda estava na distribuição do Foro de Pelotas (RS).