Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CRIME

Polícia Federal investiga grilagem de terras em assentamento no Maranhão

Operação Terra Merx cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em área pertencente ao Incra

Polícia Federal investiga grilagem de terras no Maranhão
Foto: Polícia Federal/divulgação

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Federal deflagrou a Operação Terra Merx com o objetivo de reprimir crimes relacionados à grilagem de terras pertencentes ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias e Timon.

As investigações apontam para a existência de um grupo criminoso responsável pela invasão e loteamento ilícito de terras do Projeto de Assentamento Engenho D’Água, situado no povoado Brejinho, um distrito de Caxias (MA).

O grupo, composto por pelo menos cinco pessoas, realizava desmatamentos para abrir vias de acesso e dividir o terreno em lotes.

Desmatamento e ocupação indevida de terras

Conforme perícias e levantamentos realizados, os criminosos desmataram uma área de quinze hectares com o propósito de exploração econômica. Esse desmatamento permitiu a ocupação irregular de uma área total de 107 hectares, correspondente a 100 campos de futebol.

O esquema criminoso envolvia a venda desses lotes a terceiros ou o incentivo à alteração e supressão dos marcos existentes, para aparentar posse regular das terras.

Crimes investigados

A operação da Polícia Federal investiga a prática de diversos crimes, incluindo associação criminosa, esbulho possessório, disposição de coisa alheia como própria, invasão de terras da União, loteamento ilícito, desmatamento sem autorização do órgão competente e exploração de matéria-prima pertencente à União sem a devida autorização legal.

Sair da versão mobile