De lá devem sair peritos em reconhecer pegadas, montar cavalos e conhecer documentações para transporte de animais como se fossem inspetores veterinários. O local das aulas, distante 20 quilômetros da zona urbana de Livramento, conta com equinos, bovinos e ovinos, áreas cercadas e equipamentos necessários para a lida no campo.
Todos os soldados ficam alojados em um quarto repleto de beliches, comendo, dormindo e treinando sem sair da estância. Ao redor, campo e mais campo.
Sentem mais aqueles sem experiência no meio rural. Muitos sequer sabem montar a cavalo. Fardados, precisam aprender a segurar rédeas, a conduzir o gado e não se intimidar com vegetações espessas ou barro abundante.
? Policial que lida no meio rural tem de se submeter a isso ? afirma o instrutor e soldado Valdeci de Figueiredo Nascimento.
Até o final do ano, 225 PMs serão treinados no campo
A cada curso, são 25 policiais que recebem as orientações de colegas da Brigada Militar e outros especialistas. Neste ano, serão 225 militares que receberão as instruções. As aulas são ministradas desde 1991, com mais de mil homens formados.
Não somente a BM que se aperfeiçoa por lá. Policiais de outros Estados, inclusive da polícias Federal e Rodoviária Federal, já ficaram em regime de internato na fundação para treinar o combate aos crimes no campo.
? Na área em que vão atuar, precisam saber o modo como os abigeatários atuam, as rotas utilizadas por eles, devem conhecer as propriedades e a localização delas. O resto eles aprendem no dia a dia ? acrescenta o instrutor e major Rogério Martins Xavier.