Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pólo calçadista gaúcho terá escola para sapateiros

Empresários e prefeitura municipal de Três Coroas se unem para criar cursos técnicosCom o objetivo de suprir a escassez de mão-de-obra qualificada junto às indústrias de calçados de Três Coroas, município gaúcho distante 91 km de Porto Alegre, 20 empresários da região criaram um projeto para a implantação de uma escola técnica para sapateiros. A idéia surgiu após o grupo participar, em outubro do ano passado, do seminário Empretec, uma das mais importantes qualificações em empreendedorismo do mundo, aplicado, Brasil, pelo Sistema Sebrae.

A implantação da escola conta com apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados e Vestuário e da Prefeitura Municipal, além do Sebrae/RS.

O desenvolvimento do projeto teve início durante o seminário Empretec, quando parte dos empreendedores assumiram o compromisso de colocar em prática o aprendizado da capacitação.
? Por meio de reuniões e pesquisas, o grupo constatou a carência de profissionais especializados no setor calçadista; surgiu, então, a idéia de criar uma escola técnica de sapateiros ? recorda Juliano Mapelli, membro do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados e Vestuário de Três Coroas, que realizou o seminário.

? Uma pesquisa realizada durante a capacitação indicou a carência de mão-de-obra especializada. Depois disso, o grupo visitou empresas de Três Coroas e constatou que, em pelo menos 80% delas, tanto funcionários quanto empresários mostraram interesse em apoiar a implantação de uma escola técnica voltada para o calçado, pois temos muita carência de mão-de-obra qualificada para as indústrias ? explica Mapelli.

De acordo com o empreendedor, a escola deverá ser instalada, em um primeiro momento, no prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados e Vestuário e na Prefeitura de Três Coroas, onde há um espaço usado para treinamento.

? A primeira turma deverá contar com cerca de 15 alunos. Será uma capacitação efetiva na qual os profissionais possam colocar em prática as ações aprendidas. Queremos mostrar que o produto final depende de cada um dos trabalhadores, valorizando os sapateiros da forma que eles merecem ? conclui.

A escola deve estar implantada em meados deste ano. O Empretec trabalha as 10 características empreendedoras apontadas pela Organização das ações Unidas (ONU) como fundamentais para um gestor bem-sucedido: busca por oportunidades e iniciativa, exigência de qualidade e eficácia, disposição para correr riscos calculados, persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, busca por informações, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança. No Brasil, a atividade é aplicada pelas unidades regionais do Sebrae.

Sair da versão mobile